sexta-feira, 8 de março de 2013

Livros? Para que?


Olá pessoal, achei uma frase de Bill Gates, muito interessante sobre livros e leituras, onde ele diz:
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".

Apesar da literatura abrir portas e janelas para um universo fascinante de conhecimentos, curiosidades, modos diversos de ver o mundo, muitas crianças e jovens não se sentem motivadas a ler. Talvez isso seja um reflexo da leitura utilitária que por vezes se incentiva nas práticas pedagógicas escolares.

Vou deixar alguns exemplos de autores e obras de literatura infantil onde seus filhos irão sentir prazer em ouvir ou ler essas histórias:

Perrault: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”, “Pequeno Polegar”, etc.

Irmãos Grimm: “A gata borralheira” (que de tão famosa recebeu mais de 300 versões pelo mundo afora), “Branca de Neve”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, etc.

Andersen: “O Patinho Feio”.

Charles Dickens: “Oliver Twist”, “David Copperfield”.

La Fontaine: “O Lobo e o Cordeiro”.

Esopo: “A lebre e a tartaruga”, “O lobo e a cegonha”, “O leão apaixonado”.





Fotos das historinhas:

Chapeuzinho Vermelho

A Lebre e a Tartaruga 

3 comentários:

  1. Perfeito! Em meio a tanta tecnologia em que estamos imersos, não podemos educar os nossos filhos apenas para o uso dos recursos tecnologicos.Existem seres mágicos que nos transportam a outros mundos, a florestas,que nos dão asas, nos fazem mergulhar em arco-íris, saltar nuvens, atravessar fronteiras, nadar, enfim. Toda essa mágica acontece através da leitura, que além de divertir ainda nos ajuda a tecer o conhecimento.Vamos motivar não apenas as nossas crianças, mas sobretudo os adultos, pois "as crianças aprendem o que vivenciam".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, O importante é ter claro que os livros são importantes, mas o ato de ler, se possível todos os dias, é o que levará seu filho a este cantinho tão gostoso que é a aventura do saber, do conhecer, e do descobrir. Além disso, se os pais compartilham o momento da leitura de um livro com os filhos, estarão estabelecendo um laço especial entre ambas as partes. Amei o seu comentário fico muito feliz por você ter gostado do blog. Um forte abraço Dani.

      Eliminar
  2. É importante reconhecer a importância da literatura infantil é fundamental na prática pedagógica, principalmente nas séries iniciais. É necessário incentivar o “gosto” pelo hábito da leitura. Devemos entender a Tecnologia, como um complemento e não como um difusor da literatura. As novas TIC’s devem ser vistas como um novo elo para o fomento do prazer da leitura e não como uma sentença de morte para os livros.
    A ideia principal desse Blog traz exatamente essa reflexão, numa linguagem leve e atrativa consegue-se perceber a importância das novas tecnologias inseridas nas práticas pedagógicas incrementando-as e difundindo-as ainda mais.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar