sábado, 9 de março de 2013

Indicações de blog

Na intenção de compartilhar conhecimentos, citamos alguns sites onde contemplamos atividades e dicas de leituras.


  • literaturainfantil.zip.net
  • alemdogiz.blogspot.com/p/literatura-infantil.html
  • rutu-rute.blogspot.com
  • saladeleiturainfantil.blogspot.com.br
  • desenvolvimento-infantil.blog.br
  • educarparacrescer.com.br/livros/
  • joaopharaoh.blogspot.com/2012/03/sugestoes-de-atividades.html


sexta-feira, 8 de março de 2013

Sugestões de vídeos para trabalhar na Educação Infantil


 


 



Algumas sugestões de livros para trabalhar 03 temas transversais:


PÁSCOA
O coelhinho que não era da Páscoa. – Ruth Rocha. Coleção Sambalelê. Ed. Ática.
- O caso dos ovos. – Tatiana Belinky. Série Lagarta Pintada. Ed. Ática.

ÍNDIOS
Faz muito tempo. – Ruth Rocha. Coleção Sambalelê. Ed. Ática.
Mikai Kaká. – Hildebrando Pontes Neto. Série Pique. Ed. Ática.
Maria Sapeba. – Ana Maria Machado. Coleção Barquinho de Papel. Ed. Ática.
Cururu virou pajé. – Joel Rufino dos Santos. Coleção Curupira. Ed. Ática.

MÃES
A galinha choca. – Mary França e Eliardo França. Coleção Gato e Rato. Ed. Ática.
Suriléia – mãe – monstrinha. – Lia Zatz. Coleção Ponto de Encontro. Ed. Paulinas.
O patinho feio. – Recontado por Laís Carr Ribeiro. Ed. Moderna.

O Livro das Cores


A Literatura Infantil auxilia na aquisição do gosto pela leitura e contribui para o desenvolvimento infantil, pois resgata o lúdico na aprendizagem e, proporciona um prazeroso contato com a linguagem escrita, tornando-se uma importante ferramenta para a alfabetização, o conhecimento de mundo e o autoconhecimento.
Ao contar histórias, o professor propicia à criança, seu primeiro contato com a linguagem escrita padrão, que é diferente da linguagem oral que utilizamos para conversar, além de aumentar o vocabulário do aluno, já que muitas das palavras que não conhecem, escutam-na pela primeira vez ao narrar de uma história, e, ao praticar esta atividade, o professor estará promovendo o desenvolvimento de estratégias de processamento e linguagem, importante para o sucesso posterior na escola.


 




Sugestões de Atividades para Educação Infantil.

Atividades:

 
 
 
 
 
 

 
 

A lebre e a Tartaruga


Certo dia a tartaruga procurou a lebre lhe propôs:
- Vamos apostar qual de nós duas vencerá uma corrida? Aposto que serei eu, apesar de você ser tão ligeira.
A lebre aceitou na hora aquele desafio, e por isso as duas combinaram o valor da aposta e depois se posicionaram no ponto de partida. Autorizada a largada, a tartaruga começou a caminhar lentamente, enquanto a lebre, sentindo-se envergonhada por estar disputando uma prova aparentemente tão desigual, deitou-se e dormiu um pouco.
Logo depois ela acordou, observou de que lado soprava o vento, comeu alguma coisa, verificou que a tartaruga ainda estava longe da linha de chegada, descansou mais um pouco, voltou a pastar, e quando percebeu que a sua concorrente estava chegando ao final da prova, finalmente se pôs a correr. Nesse momento a tartaruga acelerou os seus passos e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Depois de receber a aposta combinada, ela comentou com uma amiga:
- Acredito que a lição de hoje tenha ensinado a lebre a não mais fazer pouco dos outros.
Moral da história: Não basta a alguém ser capaz de conseguir alguma coisa, se não se esforça para isso. Daí que os mais fracos jamais devem ser desprezados, pois um anão acordado pode matar um gigante adormecido.
Baseado em uma fábula de La Fontaine.

 
 

Livros? Para que?


Olá pessoal, achei uma frase de Bill Gates, muito interessante sobre livros e leituras, onde ele diz:
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".

Apesar da literatura abrir portas e janelas para um universo fascinante de conhecimentos, curiosidades, modos diversos de ver o mundo, muitas crianças e jovens não se sentem motivadas a ler. Talvez isso seja um reflexo da leitura utilitária que por vezes se incentiva nas práticas pedagógicas escolares.

Vou deixar alguns exemplos de autores e obras de literatura infantil onde seus filhos irão sentir prazer em ouvir ou ler essas histórias:

Perrault: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”, “Pequeno Polegar”, etc.

Irmãos Grimm: “A gata borralheira” (que de tão famosa recebeu mais de 300 versões pelo mundo afora), “Branca de Neve”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, etc.

Andersen: “O Patinho Feio”.

Charles Dickens: “Oliver Twist”, “David Copperfield”.

La Fontaine: “O Lobo e o Cordeiro”.

Esopo: “A lebre e a tartaruga”, “O lobo e a cegonha”, “O leão apaixonado”.





Fotos das historinhas:

Chapeuzinho Vermelho

A Lebre e a Tartaruga 

sábado, 2 de março de 2013

Auto Estima.

  Olá pessoal!
   Encontrei um vídeo ótimo que narra a história de um boneco que tem um grande complexo de inferioridade, que ao encontrar-se com o seu Criador descobre que não importam os estigmas que a sociedade lhe imponha, pois, ele tem um valor especial. Podendo assim ser trabalhado na Educação Infantil e Ensino Fundamental a questão do bulling e auto estima.
   Esta história ilustrada com perfeição, ajuda aos pais e educadores a anunciar às crianças a verdade sobre o amor de Deus. Apesar de o mundo nos impor necessidades de qualificações especiais, Deus nos diz: Você é Especial!!! 
Vejam o vídeo e emocionem-se: 


sexta-feira, 1 de março de 2013

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

  Ana Maria Machado publicou seu livro Menina bonita do laço de fita no contexto em que a Literatura Infantil brasileira estava na efervescência de sua criação, desconstruindo o valor moralizante das obras e valorizando a qualidade estética dos textos. 
  Esse livro conta a história de um coelho branco que faz de tudo para ficar pretinho como a menina do laço de fita que ele acha linda. O coelho, no entanto, não sabe como ela herdou aquela cor e tenta descobrir seu segredo de ser tão pretinha. Com a insistência do coelho sempre perguntando “Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?”, a menina inventava respostas como “Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequena”. Até que a mãe da menina diz que ela era assim porque tinha uma avó preta. O coelho foi, então, procurar uma coelha preta para se casar. Encontrou “uma coelha escura como a noite” e juntos tiveram muitos coelhinhos: brancos, cinzas, malhados de branco e uma bem pretinha.


Moral: Com um enredo simples, porém marcante, essa história tem o tema da inclusão do negro e da diversidade e mais do que isso, de forma interativa, apresenta a valorização do negro. O coelho que é branco, vê a menina negra com uma beleza ímpar e inigualável, tentando de certa forma apagar sua identidade em detrimento da outra. Não se pretende discutir aqui as complexas questões identitárias, entretanto, é possível observar nessa obra que o preconceito racial não existe, compreendendo que a Literatura – e aqui incluída a Literatura Infantil - tem um papel fundamental na formação do homem .